Boullan
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mary Tudor

4 participantes

Ir para baixo

Mary Tudor Empty Mary Tudor

Mensagem  luizalaloca Dom Jun 26, 2011 6:07 pm

Mary é uma rainha quase que desconhecida e uma figura controversa que teve uma vida bastante conturbada após a questão do divórcio de seus pais, Henrique e Catarina.

O que vocês acham do apelido Bloody Mary? E a relação dela com Elizabeth, elas gostavam uma da outra pela situação que acabaram passando juntas ou se aturaram? E o comportamento no final da vida dela, paranóico, acham que "enlouqueceram" ela (o divórcio dos pais, o afastamento da mãe, conselheiros, marido, conspirações... ) ou que no final da vida houve uma manifestação genética dos problemas mentais de Isabel de Portugal (bisavó)?
luizalaloca
luizalaloca

Mensagens : 28
Data de inscrição : 06/06/2011
Idade : 33
Localização : Cabo Frio

http://luizalaloca.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mary Tudor Empty Re: Mary Tudor

Mensagem  manah_almeida Seg Jun 27, 2011 10:02 am

Mary sofreu muita pressão psicológica... muita, mais do que uma pessoa pode aguentar normalmente... e talvez essa pressão toda ao longo dos anos + a pressão do trono podem ter desencadeado a manifestação genética dos mesmos problemas mentais de Isabel de Portugal.
Sei que alguns transtornos mentais genéticos podem ficar adormecidos por anos, até que algum fator chave o tire do estado de letargia, então a pessoa surta. Agora saber exatamente o que desencadeou o surto... não sei ao certo... pois ela, desde jovem, passou por várias pressões... uma atrás da outra, e mais tarde, o casamento, a pressão por um filho para deixar no trono... tudo isso pode ter desencadeado. Mas prefiro não opinar muito pois minhas leituras mais profundas de Mary ainda estão se iniciando. Mas no que conheco dela (a parte de sua juventude), eu admiro bastante. Ela sofreu demais, foi forte até onde pôde e honrou sua mãe até o fim.

Ela e Elizabeth... mais difícil de falar ainda. Ela como "irmã mais velha", viu Elizabeth passar por tudo que ela passou (a renegação). É difícil dizer se ela ficou feliz com isso ou entendeu e se compadeceu com o que a criança estava passando.


manah_almeida
manah_almeida

Mensagens : 39
Data de inscrição : 06/06/2011
Idade : 39
Localização : João Pessoa - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Mary Tudor Empty Re: Mary Tudor

Mensagem  Madame Bolena Sex Jul 22, 2011 4:30 pm

Pelo que eu estudo sobre Maria I, ela não merece esse apelido que recebeu. Primeiro que o apelido de "Sanguinária" foi dado por John Foxe, um protestante que nem sequer estava na Inglaterra no reiando de Maria.
E outra,acredito que sanguinário poderia ser aplicado a todo e qualquer monarca do absolutismo.
Henrique VIII,pelo que se estima executou 72.000 pessoas em todo seu reinado, Elizabeth mergulhou a Irlanda em sangue.Eduardo VI perseguiu vários católicos, entretanto, só Mary I recebe o apelido de sanguinária.
Madame Bolena
Madame Bolena

Mensagens : 3
Data de inscrição : 22/07/2011
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Mary Tudor Empty Re: Mary Tudor

Mensagem  Madame Bolena Sex Jul 22, 2011 4:36 pm

Não sei se é permitido, mas gostaria de desde já promover minha página no facebook.
https://www.facebook.com/pages/We-want-a-series-on-Mary-I-Tudor/208058875889812
Em potugues seria :" queremos uma serie sobre Maria I Tudor"
Convido todos voces a participarem e contribuir para pagina crescer cada vez mais.
Madame Bolena
Madame Bolena

Mensagens : 3
Data de inscrição : 22/07/2011
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Mary Tudor Empty Re: Mary Tudor

Mensagem  Renato Drummond Sex Jul 22, 2011 10:33 pm

Eu acredito que o motivo principal que ditou o comportamento alterado de Mary após sua subida ao trono, deveu-se à sua infância sofrida. Apesar de, a priori, ser uma princesa e por tanto estar num patamar social bem acima do resto da população, a reclusão de sua mãe pelo seu pai, culminado na separação das duas, sem dúvida deve ter causado um forte impacto na sua personalidade. Pois antes usufruía de todos os benefícios possíveis e depois fora rebaixada ao posto de Lady Mary e condicionada a ser criada de sua irmã mais nova. Mais do que isso, o homem que ela mais amara na vida, seu pai, a estava rejeitando e isso, creio eu, a fez duvidar das intenções das pessoas quando se dirigiam a ela. Depois vem a figura de Felipe II, seu marido. Embora Mary o amasse, o casamento entre os dois era visto pelo rei espanhol como fins políticos, pois Felipe precisava do apoio Inglês nas suas campanhas militares. Pra piorar a situação, havia boatos de que o rei tendenciava para o lado de sua irmã, que fora acusada de conspirar contra sua autoridade.
Sendo assim, então percebam como isso deve tê-la magoado. Em toda a sua vida ela acreditou que as pessoas que mais amara, a traíram. No tocante à perseguição contra protestantes, que culminou com a execução de cerca de 300 'hereges" na fogueira da inquisição, eu penso que Mary so estava defendendo o que ela e sua mãe acreditavam que era certo. Mesmo que tenha sido um ato cruel, seu pai e sua irmã fizeram muito mais. Não me lembro quando, mas em uma das muitas tentativas de assassinato à rainha Elizabeth, ela mandou matar nada menos que 700 revoltosos contra seu governo.
O que mais me espanta no reinado de Mary, e por isso que acredito que tenham lhe atribuído a nomenclatura de sanguinária, foi a quantidade de mortes que ela causou em um curto espaço de tempo (4 anos) e todos por um mesmo motivo: religião. Nesse quesito, o reinado de Elizabeth foi mais feliz, pois ela decretou leis que pudessem ser aceitas tanto por protestantes quanto por católicos mais moderados ( em seu reinado de 45 anos, ha registros de cerca de apenas 5 execuções por critérios religiosos).
Por fim, volto a dizer que o comportamento de Mary como rainha nada mais foi do que as consequências dos maus tratos sofridos por ela na infância.
Renato Drummond
Renato Drummond

Mensagens : 40
Data de inscrição : 05/06/2011
Idade : 32
Localização : Ilhéus

http://www.jardimdeclio.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mary Tudor Empty Re: Mary Tudor

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos