Boullan
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Henrique VII

2 participantes

Ir para baixo

Henrique VII Empty Henrique VII

Mensagem  Margaret of Anjou Qui Ago 27, 2015 11:03 pm

Boa noite a todos Smile

Estava meio ansiosa, pois não sabia como se criava um tópico aqui no fórum. Mas decidi arriscar. A principio, queria saber quais de vocês conhecem Henrique VII sem cair no estereótipo de "velho, resmungão, sem dentes, mau humorado e avarento".
A verdade é que, comparado com seu filho, pouco se discute sobre o primeiro monarca Tudor. Infelizmente, muitos acreditam que esse "usurpador" nada tem de bom em comparação com o filho. Entretanto, acho que muitas pessoas que caem nesse preconceito são os mesmos que apaziguam os defeitos de outros monarcas mais conhecidos tais como Henrique VIII e Elizabeth I. O que eu proponho com esse tópico é sairmos do lugar comum: por que o pouco que se conhece dele é sobre o "amor excessivo" que tinha pelo dinheiro? E por que muitos o rotulam como usurpador?
Henrique VII fora um homem fascinante em vida: gostava de apostar (apesar de sempre perder nos jogos de cartas), adorava rir, era amável e não poupava em receber personalidades estrangerias em sua corte com pompa (exemplo: o duque de Ferrara, terceiro marido de Lucrezia Borgia, foi uma dessas ilustres visitas). E diziam que era atraente mesmo na casa de seus cinquenta anos, um homem alto que não perdia seu porte. Como monarca, prezava a paz: não se importava se seria amado, querendo apenas o respeito (embora eu particularmente acredite que essa visão que ele adquiriu para si só se desenvolveu depois da perda da esposa e do filho herdeiro Arthur) de seus súditos; valorizava a diplomacia, evitando, assim, a guerra (houve, contudo, uma invasão à França que ele fora "obrigado" a fazer pelo bem de sua relação com Espanha e na qual dependia desta para que sua dinastia fosse reconhecida nas cortes europeias através do casamento entre a Infanta e o Principe de Gales; tal invasão resultara em nada, se não em um comum acordo que beneficiasse Inglaterra de certa forma), tendia a dar segundas chances (ele assim o fizera para o rebelde e suposto pretendente da casa de York Lambert Simnel e Perkin Warbeck), procurou ser justo (criou uma corte que julgava os aristocratas como iguais aos camponeses, tirando deles, portanto, o privilégio além de remover seus exércitos particulares, etc) com o reino que governava, etc. E como homem, foi fiel à esposa até o fim de seus dias; apesar de ter favoritas, enquanto era casado com Elizabeth de York, não as teve como amantes; foi um pai amoroso para com seus filhos e há documentos que mostram a boa relação que Henrique Tudor teve com seu filho, Henrique, depois da morte de Arthur (ainda que este último tenha sido seu filho favorito).
Feito este retrato, abro aqui este tópico para discorrermos sobre esse personagem histórico cuja dinastia deixou sua marca na História do Reino Unido e cujos descendentes estão vivos por toda a Europa nos dias de hoje. Smile king

(Desculpem o longo texto, eu me empolguei. ahaha)
Margaret of Anjou
Margaret of Anjou

Mensagens : 2
Data de inscrição : 27/08/2015
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

Henrique VII Empty Re: Henrique VII

Mensagem  Maria Helena Sex Ago 28, 2015 8:05 am

Primeiro, agradeço a sua decisão de ter criado um tópico Wink mas acredito que talvez seria mais interessante, nos próximos, você criar um tópico como se fosse uma pergunta, ou uma afirmação, tipo "Os estereótipos de Henrique VII", porque daí acredito que chamaria mais a atenção para o assunto. Mas, te respondendo, eu conheci o primeiro rei Tudor primeiramente através dos romances, então foi essa a visão que tinha dele, embora seja um fato de que ele era bastante avarento, tanto é que houveram algumas pequenas 'revoltas' ao longo do reinado dele quanto ele aumentava os impostos. Realmente, é muito curioso quando pensamentos até mesmo sobre as características físicas dele, pois nem mesmo a cor de cabelos dele é conhecida, já que ele sempre usava chapéu. Sobre a relação de Henrique com seus familiares, tenho a impressão de que tudo era muito influenciado (às vezes até de forma negativa) por Margaret Beaufort, que pairava na corte como uma sombra de Elizabeth de York. Acredito que Artur, como você escreveu, tenha sido seu favorito, e acho que ele ficou extremamente decepcionado quando Artur morreu e Henrique foi nomeado como seu sucessor, pois apesar dele ter uma boa educação, ele não havia sido realmente educado para ser um rei.
Maria Helena
Maria Helena
Admin

Mensagens : 89
Data de inscrição : 05/06/2011

http://www.boullan.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos