Boullan
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Relação entre Ana e Catarina

3 participantes

Ir para baixo

Relação entre Ana e Catarina Empty Relação entre Ana e Catarina

Mensagem  luizalaloca Qua Jun 08, 2011 8:34 pm

Como vocês acham que era a relação entre Ana Bolena e Catarina de Aragão, e os sentimentos de uma para com a outra na situação delicada pela qual passaram?

luizalaloca
luizalaloca

Mensagens : 28
Data de inscrição : 06/06/2011
Idade : 33
Localização : Cabo Frio

http://luizalaloca.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Relação entre Ana e Catarina Empty Respeitosa

Mensagem  Renato Drummond Qui Jun 09, 2011 11:43 am

Primeiramente eu acho que o respeito era a forma de cordialidade que uma empregava à outra. Penso que Catarina de
Aragão jamais iria se rebaixar, cometendo um insulto à favorita de seu marido na frente de pessoas suspeitas. Ja Ana Bolena, por mais que ela desejasse o posto de catarina, ela a admirava, pois esta aí uma rainha que apresentava qualidades que ela não tinha e nunca teria (a compaixão é uma delas). Entretanto, Catarina, embora fosse uma mulher erudita, apresentava-se submissa em algumas vezes e nunca
vimos a submissão presente no comportamento de Ana. Até mesmo o próprio Henrique as mantinha afastadas uma da outra
para evitar um confronto. Penso em Ana como a mulher mais destemida de seu tempo, qualidade herdada por sua filha, Elizabeth, a maior de todas as Rainhas da Inglaterra.
Renato Drummond
Renato Drummond

Mensagens : 40
Data de inscrição : 05/06/2011
Idade : 32
Localização : Ilhéus

http://www.jardimdeclio.com

Ir para o topo Ir para baixo

Relação entre Ana e Catarina Empty Re: Relação entre Ana e Catarina

Mensagem  luizalaloca Sex Jun 10, 2011 8:16 pm

Muita gente que eu conversei pela internet realmente acha que Ana desejava que Catarina morresse, acho eu que por mal entendidos como o deste site:

"Anne had famously said of Catherine:
'She is my death and I am hers, so I will take good care that she shall not laugh at me after my death' (Source: Alison Weir’s “The Six Wives of Henry VIII”) " The Anne Boleyn Files

Mas no próprio livro do qual o trecho foi retirado essa frase se refere à Lady Mary, filha de Catarina, poderia, se não fosse feita uma nova lei sobre a sucessão, em caso de não existir um herdeiro homem pro trono, ser a primeira na sucessão, ficando na frente de Elizabeth.

Também concordo que Ana a admirava, mas acho que Catarina, apesar de respeitá-la por sua educação e por sua posição a odiava.
luizalaloca
luizalaloca

Mensagens : 28
Data de inscrição : 06/06/2011
Idade : 33
Localização : Cabo Frio

http://luizalaloca.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Relação entre Ana e Catarina Empty Sentimentos velados

Mensagem  manah_almeida Sex Jun 10, 2011 9:43 pm

Acredito que Catarina, no começo, tinha menosprezo por Ana, pois a considerava como "mais uma" do Rei, mas a medida em que Ana foi ficando mais importante, Catarina deve ter, de fato, passado a odiá-la. Mas, como sabemos, Catarina era modelo de mulher e Rainha, e com certeza não demonstrava isso, pois Ana por muito tempo foi tanto aia dela quanto a preferida do Rei, portanto, elas conviveram bastante nessa situação "chata"; neste período teve ter havido da parte de Catarina desprezo-ódio (todos bem contidos), e da parte de Ana, medo-respeito-despeito (este último talvez não tão contido, por sua personalidade forte e destemida). Todos esses vários sentimentos devem ter sido, de ambas as partes, bem velados e encoberto de modos educados, pelo menos no começo. Mas nunca vi nenhum relato de brigas verbais -barracos- de uma pra outra, assim, pessoalmente, só devia haver desabafos entre seus confidentes pessoais, de resto, tinha-se de manter as aparências.
(Mas acredito que Ana, mais confiante, deve ter soltado várias pilhérias em público contra a Rainha, porém, acho que não na presença dela).
Acho que foi uma situação interessantíssima de se ver de fora.
Ah! Eu daria tudo pra fazer uma viagem no tempo e presenciar todos esses fatos de perto! bounce
manah_almeida
manah_almeida

Mensagens : 39
Data de inscrição : 06/06/2011
Idade : 39
Localização : João Pessoa - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Relação entre Ana e Catarina Empty Re: Relação entre Ana e Catarina

Mensagem  manah_almeida Sex Jun 10, 2011 9:54 pm

É Luiza, há muitos mal entendidos em relação a informações errôneas que o pessoal lança por aí.
Esse trecho mesmo que você colocou é famoso, e realmente, foi de Ana pra Maria, e não pra Catarina!

"Anne had famously said of Catherine:
'She is my death and I am hers, so I will take good care that she shall not laugh at me after my death' (Source: Alison Weir’s “The Six Wives of Henry VIII”) " The Anne Boleyn Files

Mas, particularmente, acho que Ana desejava a morte de Catarina sim; ela era o maior empecilho pro seu casamento, além de as duas não terem princípios ou religiões que batesse, eram duas pessoas bastante diferentes, de mentalidades e épocas diferentes, e com objetivos principais que se chocavam. Deve ter havido muito ódio. E não é de se espantar que Catarina também deva ter ansiado a morte de Ana, só que é mais fácil a gente só pensar em Ana ansiando a morte de Catarina por conta da sua personalidade e dos comentários sobre sua pessoa que construíram essa imagem da Ana ardilosa, baixa, conspiradora.
Quem sabe o que se passava na cabeça de Catarina? Afinal, ela era uma mulher que estava se vendo destituída de tudo que mais amava e de tudo que tinha direito por causa de uma "menina". Ela era a Rainha amada da Inglaterra e estava sendo posta para trás e perdendo o homem que amava, sendo rejeitada por ele. Imagine só. Se ponha no lugar. Ela deve ter desejado a morte de Ana, sem dúvidas. Shocked
manah_almeida
manah_almeida

Mensagens : 39
Data de inscrição : 06/06/2011
Idade : 39
Localização : João Pessoa - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Relação entre Ana e Catarina Empty Re: Relação entre Ana e Catarina

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos