Boullan
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ana Bolena realmente traiu Henrique?

3 participantes

Ir para baixo

Ana Bolena realmente traiu Henrique? Empty Ana Bolena realmente traiu Henrique?

Mensagem  Catarina Blum Ter Nov 01, 2011 6:12 pm

Eu tenho minha opinião.Não,Ana não traiu,mas queria argumentos.
Estou fazendo uma pesquisa na escola para um trabalho sobre a Reforma Protestante,e escolhi o tema Anglicanismo,é claro,para poder falar sobre Ana Bolena.Eu já a adimirava,havia pesquisado,mas,contudo,agora estou me aprofundando no assunto.
Comprei o livro As Seis Esposas de Henrique VIII de Antonia Fraser,me resta esperar a loja entregar,comprei pela internet,que por sinal está atrasada.Mas enfim,isso não tem nada a ver.
Na sua opinião Ana era inocente ou não?

Grata,


Catarina Blumm.
Catarina Blum
Catarina Blum

Mensagens : 2
Data de inscrição : 27/10/2011
Idade : 28

Ir para o topo Ir para baixo

Ana Bolena realmente traiu Henrique? Empty Re: Ana Bolena realmente traiu Henrique?

Mensagem  manah_almeida Sáb Nov 19, 2011 3:40 pm

Eu acredito que ela não traiu.
Se ela amava alguém, Percy, essse alguém foi tirado dela para nunca mais. Se ela fosse trair o rei com alguém, seria com Percy, e ele não foi acusado disso na época.
Ela não tinha razões para isso... foram anos e anos de sua vida dedicados a conquistar Henrique e ser rainha da Inglaterra, Ana era muito inteligente e não jogaria tantos anos, tanto trabalho, tudo isso fora. A família dela era diretamente interessada e fazia pressão, fiscalizava seus atos, ela mesma por saber que ali estava seu futuro e o de sua família não cometeria tal loucura.
manah_almeida
manah_almeida

Mensagens : 39
Data de inscrição : 06/06/2011
Idade : 39
Localização : João Pessoa - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Ana Bolena realmente traiu Henrique? Empty Re: Ana Bolena realmente traiu Henrique?

Mensagem  Renato Drummond Sáb Nov 19, 2011 10:59 pm

As provas apresentadas contra Ana Bolena em seu julgamento, de traição, adultério, incesto e bruxaria são ridículas tanto aos olhos dos contemporâneos quanto aos próprios ingleses do século XVI. Em "As seis mulheres de Henrique VIII", a autora defende que a criação de tais provas deveu-se ao fato de Henrique não mais querer uma mulher divorciada lhe causando problemas, haja visto que ha pouco ele havia se livrado de uma pela morte, Catarina de Aragão. Contudo preciso ressaltar que nos romances "Ana Bolena", de Norah Lofts e "A irmã de Ana Bolena", de Philippa Gregory, as autoras defendem a possibilidade de traição. Lofts discorre acerca de um baile máscaras onde todas as damas estavam fantasiadas de Rainha Ana, de modo que a verdadeira poderia caminhar pelas outras sem ser reconhecida e se encontrar com outro homem para conceber um filho bastardo e dizer que era o varão que o rei esperava, mas que ela tinha abortado. Já Gregory, não afirma explicitamente, mas induz o leitor a crer que Ana teve uma relação incestuosa com George para fins equiparáveis aos que Norah Lofts descreve. Mas estes são romances históricos, escritos aquém da época ao qual se passam, e como já tinha afirmado anteriormente não devem ser comparados com livros historiográficos.
De fato, alguns cortesãos da época apoiaram os argumentos do rei contra sua segunda esposa, mas devido ao rancor que sentiam por ela e duvido muito que eles mesmos acreditassem em tais disparates. Aceito como válido a possibilidade de Ana ter tido relações sexuais com outro homem antes de estar enamorada do rei, não me refiro exatamente a Henry Percy ou Thomas Waytt, mas penso: "ela passou muitos anos na corte de França, o mais depravado e libertino reino da Europa. O que será que ela não aprendeu lá? Que jogos de amor típicos das mulheres da França ela usou para manter a atenção de Henrique por sete anos?", mas a partir do momento em que ele pôs os olhos nela, penso que esta manteve-se fiel. Como Germana mesmo salientou, ela não seria estúpida a ponto de jogar fora na cama de um qualquer quase uma década de castidade e auto-controle para conseguir a coroa. Nem mesmo os filmes históricos abordam essa possibilidade, pelo menos não algum que eu tenha visto.
Mas queria te dar uma dica: se você for apresentar um trabalho sobre reforma na Inglaterra, não se apegue muito ao fato de Ana ter traído ou não Henrique, por que a natureza deles não desvela os dogmas do anglicanismo. Fale sobre o ato de supremacia, o ato de sucessão e sobre o por que de a igreja Anglicana ser considerada de "catolicismo sem papa". É claro que será preciso explicar quais foram os motivos que levaram à cisão da Inglaterra com o papado e para tal você terá que adentrar na vida pessoal do rei, mas não se aprofunde tanto, pois assim vai parecer que você esta argumentando acerca da vida dele e não sobre o movimento reformista. Estou te dando essas dicas porque já apresentei um trabalho semelhante e que foi muito bem elogiado. Seria interessante também você falar da consolidação do anglicanismo no reinado de Elizabeth I, quando se firmou como religião oficial do reino de Inglaterra.
Enfim, espero ter te ajudado. Grande Abraço!
Renato Drummond
Renato Drummond

Mensagens : 40
Data de inscrição : 05/06/2011
Idade : 32
Localização : Ilhéus

http://www.jardimdeclio.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ana Bolena realmente traiu Henrique? Empty Re: Ana Bolena realmente traiu Henrique?

Mensagem  manah_almeida Dom Nov 20, 2011 8:04 pm

Ta aí Renato falando com propriedade! =D
Realmente, a dica que ele deu é pra ser observada... a história de vida de Ana e Henrique é fascinante, mas é apenas um aspecto de algo bem maior.
Boa sorte em seu trabalho!
manah_almeida
manah_almeida

Mensagens : 39
Data de inscrição : 06/06/2011
Idade : 39
Localização : João Pessoa - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Ana Bolena realmente traiu Henrique? Empty Re: Ana Bolena realmente traiu Henrique?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos